panelarrow

Antissemitismo - O que é? Qual sua relação com o holocausto? O que é a noite dos cristais?



O antissemitismo é um tipo de xenofobia (ódio por indivíduos estrangeiros) que está ligado ao preconceito, à hostilidade, e ao ódio contra o povo judeu e à cultura judaica. 

O antissemitismo está diretamente ligado ao holocausto judeu executado pelos nazistas e comandando por Adolf Hitler, líder da Alemanha Nazista (1934 a 1945), e o responsável pelo início da Segunda Guerra Mundial (1939 –1945). 

O sistema nazista de Hitler instituiu leis que além de retirar os direitos civis, sociais e políticos dos judeus, os definiam como uma raça inferior que devia ser separada. 


O Holocausto 


O Holocausto (Shoah em hebraico) foi o genocídio feito contra o povo judeu, a intenção do regime nazista era de exterminar todos os judeus. Durante a Segunda Guerra Mundial cerca seis milhões de judeus de toda a Europa foram mortos pelo regime. 

A discriminação nazista contra os judeus começou após a ascensão de Hitler ao poder em janeiro de 1933, data que muitos historiadores apontam como o início do período do Holocausto. 

O massivo e sistemático assassinato da população judia teve início em em junho de 1941, após a invasão da União Soviética pela Alemanha. O regime de Hitler passou a matar os judeus por meio de fuzilamento, até chegar aos assassinatos em grande escola, utilizando câmeras de gás. 

Perto do final da Segunda Guerra Mundial já não havia mais judeus nas áreas da Europa que estavam sob o domínio dos nazistas. 

O que é a noite dos cristais? 


noite dos cristais foi a noite de 9 de Novembro de 1938, conhecida como a noite que teve início a onde de violência contra o povo judeu. É chamada desta forma pelos cacos de vidro espalhados pelas ruas e calçadas da Alemanha durante a onda de ataque contra a população judaica. 

Durante a noite dos cristais tropas nazistas conduziram uma campanha coordenada de assassinato, incêndio criminoso e saques contra a população judaica. 

Em dois dias de ataques 250 sinagogas foram queimadas, cerca de sete mil lojas e empresas estavam destruídas e vários judeus haviam sido assassinados.