panelarrow

Conheça a incrível lenda do Curupira (kuru'pir)

Quem nunca aprendeu, mesmo que superficialmente, um pouquinho das lendas urbanas brasileiras que rodeiam nossa cultura, não é mesmo? Mesmo que muito esquecidas por uma população de grande conhecimento, vamos hoje abordar uma das mais incríveis lendas nacionais: A Lenda do Curupira!
O Curupira, de acordo com as lendas, é uma entidade capacitada de funções e poderes iguais aos da Caipora (protetores da Fauna e Flora Brasileira). A Caipora, por outro lado, não apresenta (como o Curupira) montada em um Caititu (cateto), muito conhecido como porco do mato nas histórias urbanas.
Montado em Seu Caititu, Curupira vagueia pelos bosques carregando um arco e flechas, juntamente com uma lança para proteção das más entidades que poderão surgir nos ricos bosques brasileiros.
Conhecido por ter seus pés voltados para trás, o Curupira utiliza sua lança para ressuscitar os animais mortos, que, sem o seu consentimento, acabaram expirando, devido aos maus espíritos da floresta.

Como a lenda se originou

Com o tempo, houveram variadas vertentes da lenda nacional. Porém, sabemos que o Padre espanhol Jesuíta (Padre José de Anchieta) escreveu sobre o Curupira e o denominou como um “Demônio”.
Conforme conta a história, Curupira era uma criatura temível e extremamente perigosa. Isso, devido ao fato de que ele era muito associado a variados casos violentos que colocavam pessoas em risco. Além de também estar envolvido em muitos abusos sexuais, horrores psicológicos e captura de crianças inocentes.
Quando captura as crianças, o Curupira as enfeitiçava-as para que as mesmas continuassem com ele. Assim, após sete anos Curupira as devolvia para os pais.

O paralelo com Caipora

Como dissemos acima, as histórias do Curupira estão presentes em diversos lugares do país. Por isso, as lendas acabam sendo diferenciadas em alguns aspectos e acabam sendo confundidas com outras. Um bom exemplo disso seria a Lenda de Caipora.
A verdade é que ambas entidades possuem os mesmos deveres para com a fauna e flora do Brasil, possuindo apenas alguns apetrechos e características diferentes. Curupira (significa corpo de menino) possui um monumento em São Paulo, inaugurado em 21 de setembro no Horto Florestal.