panelarrow

Conheça as cores secundárias

As cores secundárias são as cores formadas a partir da mistura das cores primárias (vermelho amarelo e azul), que são as únicas cores totalmente puras, que não podem ser criadas a partir de misturas.

As cores secundariam são chamadas assim porque são os tons que estão mais ligados as cores primárias, pois, são diretamente geradas por elas.

As cores secundárias são:

  • Verde: formada a partir da mistura do azul com o amarelo.
  • Laranja: formada a partir da mistura do vermelho com o amarelo.
  • Roxo: formado a partir da mistura do azul com o vermelho.

Além dessas cores, também encontramos as cores terciárias, que são formadas a partir da mistura de cores secundárias, são elas: vermelho alaranjado, vermelho arroxeado, azul-esverdeado, azul-arroxeado, amarelo-alaranjado, amarelo-esverdeado.

Curiosidades sobre as cores secundárias

Verde

A cor secundária verde, formada a partir da mistura do azul + amarelo é muito encontrada nas plantas e por isso simboliza a natureza, além de transmitir frescor, equilíbrio, harmonia e saúde.

O verde é uma cor equilibrada e rejuvenescedora, que representa estabilidade e tranquilidade, e por isso é bastante utilizada em estabelecimentos de saúde. A cor também é frequentemente relacionada às questões ambientais.

Laranja

A cor laranja, formada a partir da mistura vermelho + amarelo é um tom quente, forte e vibrante, que transmite calor e energia, além de ser uma cor alegre, ativa e estimulante.

Geralmente essa cor é usada para chamar atenção, muito utilizada na publicidade para anunciar ações imediatas.

Roxo

O roxo, formado a partir da mistura do azul + vermelho é uma cor que ressalta a imaginação e a criatividade, além de simbolizar sucesso, riqueza e nobreza, por ser associado à sabedoria.

A cor é frequentemente usada em produtos de beleza e bem-estar.