panelarrow

Início da primavera - Quando ocorre? Quais as principais características?

A Primavera é uma dos quatros estações do ano (primavera, verão, outono e inverno). Ela está antes do verão e após o inverno. 

O nome primavera (primo vere) deriva do latim e significa "antes do verão". 

Quando ocorre?

A data em que a primavera ocorre muda de acordo com os hemisférios do planeta Terra (norte e sul).

  •         No hemisfério sul, como no caso do Brasil, a primavera tem início na no dia 22 de setembro e termina no dia 21 de dezembro.
  •         No hemisfério norte a primavera ocorre entre os meses de março e junho, geralmente oscilando entre 21 de março e 23 de junho.

Quais as principais características da primavera?

Embora as estações não se apresentem da mesma forma em todo o mundo, mudando conforme a região ou país, a primavera é conhecida como a estação das flores, pois nela várias espécies de flores desabrocham.

Outras características da primavera são:

Temperatura amena

Por ser uma estação que está entre o verão e o inverno, sendo assim uma época de transição, as temperaturas apresentadas na primavera são geralmente amenas e agradáveis.

Dias mais longos

O equinócio é o ponto em que o sol está mais próximo do plano do equador da terra, desse modo os polos encontram-se iluminados de forma igual, além de os dias e as noites passam a ter a mesma duração.

Dessa forma, os dias vão gradativamente aumentando o seu período de duração, além disso a intensidade dos raios solares também aumenta.

Agricultura

Dependendo das plantas e da terra, a primavera é o momento ideal para plantar ou colher.