panelarrow

O que é socialismo

O que é socialismo


O socialismo é uma organização de vanguarda   que se faz no século XVIII que possui um ideal de transformação da sociedade e da distribuição de todos os recursos e bens de maneira igualitária. Assim, neste modelo de economia, não há grandes vantagens ou pobres, pequenas empresas vivem em acordos comuns.

Origem do socialismo

The socialism surgiu como uma alternativa apresentada para acabar com o advento das classes menos favorecidas e mais recentes.

Para Marx, o socialismo seria então uma fase que poderia ser usada para integrar o capitalismo e a introdução da comunhão dentro da sociedade.

Fundadores do Socialismo

O socialismo ficou conhecido com base nas obras de Karl Marx.

Assim, com esta ideia, Marx, então, destacou o socialismo como fruto de uma reforma social onde os seus protagonistas foram os trabalhadores, sendo que estes lutaram então contra uma opressão do sistema capitalista e classe burguesa.

Como principais ideias do socialismo

O socialismo indica extinção da propriedade privada transformando-a em um bem comum, onde todos os níveis de acesso.

Esse regime então, é com uma divisão de trabalho que enfoca o consumo e extinção das diferenças de classes e de poder.

Veja a imagem de origem

Vertentes do Socialismo

Mediante o surgimento do capitalismo, surgem então, novas vertentes foram por cientistas e pensadores.

Socialismo utópico

Criado por Robert Owen, Saint-Simon e Charles Fourier o nome foi inspirado em obra “Utopia” de Thomas More, que indica algo que não pode ser alcançado, sendo apenas um sonho.

Para socialistas utópicos, uma construção de uma sociedade ideal seria através dos meios pacíficos de vontade e burguesia.

Socialismo Científico

Também chamado como Marxismo, seguido por Karl Marx, essa corrente de pensamento se opõe ao socialismo utópico e defende o ideal de que uma sociedade ideal seja seriamente construída através do combate à burguesia pela classe proletária.

Socialismo Real

É o regime que acontece em alguns países que prendem a titularidade de seus meios de produção, de modo geral, esse tipo de regime tem a ver com sua vida humana.